Segundo o dicionário, desperdício é “ação ou efeito de desperdiçar, não aproveitar da maneira como deveria, despesa exagerada, gasto excessivo, tudo aquilo que não se consegue aproveitar”. Como podemos ver, existem várias formas de desperdícios, e cabe a nós encontrarmos formas de amenizá-los.
Os 7 desperdícios da produção que uma empresa pode cometer, segundo Taiichi Ohno, considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban, são:
- Superprodução: Quando a empresa produz além do necessário, e da realidade momentânea do mercado.
2. Estoque: Quando a empresa possui estoque de produtos acabados ou semiacabados que excedem o mínimo necessário.
3. Espera: Quando a equipe precisa esperar por alguma matéria-prima para a confecção, esse desperdício é chamado de lead time, ele acrescenta tempo desnecessários a todo o processo de fabricação;
4. Transporte: Quando ocorre o movimento desnecessário de material, ferramentas ou equipamentos, ocorre o desperdício de transporte. Crie uma organização que permita um planejamento da rota do produto, faça um fluxo complexo dos materiais, mantenha o local organizado.
5. Defeitos: Quando o produto acabado não possui a qualidade esperada e exigida. Logo, o produto se torna refugo.
6. Movimentação nas operações: Quando colaboradores realizam movimentações sem necessidade durante uma atividade, como por exemplo a busca por ferramentas, documentos e materiais.
7. Processamento: Quando o processo de atividade não agrega valor ao produto que está sendo produzido. Como por exemplo, etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto.
E aí, você já conhecia os 7 desperdícios da produção? Perde em produtividade por culpa de algum desses desperdícios? Lembre-se, a chave para a perfeição está em planejamento! Se você está no agro, conte com a Agres, estamos prontos para lhe auxiliar.