Nós último meses passamos por diversas adversidades climáticas, e o café foi uma das culturas mais afetadas. A geada causou grande devastação em muitas lavouras de café, assim, trazemos este post para ajudar a minimizar as chances de perda total. É importante ressaltar que cada lavoura deve ser analisada por um engenheiro agrônomo para verificar as perdas e as possíveis reparações. Contudo, nunca esqueça de manter a sua lavoura bem adubada e nutrida, assim, ela sofrerá menos impactos com as adversidades climáticas e também contra pragas e doenças.
Espere em média de 30 a 60 dias após o frio passar, para iniciar a poda, não tenha pressa, aguarde as primeiras chuvas e floração para ter certeza de que não terá mais problemas de cunho climático.
Para recuperar a sua lavoura elimine todos os tecidos mortos da área, tente salvar o máximo da planta que conseguir. Caso o tronco principal tenha sido afetado, é necessário remover a planta por inteiro e fazer o replante.
Se porventura a área de lavoura tenha que ser inteira replantada, repense o local do plantio da cultura, consulte o ZARC (Zoneamento de Área de Risco Climático). Outra opção é fazer a arborização sistemática do plantio, intercalando os cafeeiros com linhas de árvores, assim, essas árvores darão auxílio na proteção contra a geada, fornecendo conforto térmico durante a noite e durante o dia. Até mesmo em dias quentes a arborização sistemática terá função de quebra vento, contribuindo com a diversificação da biota do solo, auxiliando a ciclagem dos nutrientes.
E aí, gostou das dicas? Para saber mais fique de olho no nosso blog!
Agres é agro! E se você está no agro, conte conosco.
Fonte: Revista Cafeicultura. A geada queimou meu café o que devo fazer para recuperar minha lavoura? 26/07/2021.