Todos os anos a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) escolhe um tema para a comemoração do Dia Mundial do Solo. O tema deste ano é: “parar a salinização do solo, para aumentar a sua produtividade”.
Você sabe o que é a salinização do solo e como ela afeta a sua produtividade?
A salinização do solo é a alta concentração de sais solúveis no solo. Esse fenômeno pode trazer graves prejuízos a sua área, pois quando os volumes dos sais estão muito elevados no solo, a germinação e a densidade das culturas podem ser afetadas, assim como o desenvolvimento vegetativo, a redução da produtividade, e até mesmo causar a morte generalizada das plantas.
Mas de onde esses sais saem? Os sais estão presentes nas águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas na irrigação. A principal causa da salinização é o alto índice de evaporação, assim, a água evapora e os sais ficam acumulados no solo.
Por isso, é importante adotar medidas para o controle da salinidade dos solos e dos recursos hídricos que serão utilizados na irrigação, escolhendo opções como gotejamento, para que o uso da água seja mais contido.
Lembre-se que até água em excesso pode ser prejudicial ao solo! As tecnologias estão sendo desenvolvidas para lhe auxiliar em todas as etapas, por isso, invista em tecnologia de precisão. E conte com a Agres nesta missão!