O feijão safrinha já começou a ser instalado em muitas propriedades, mas você sabia que o feijão pode ter até uma terceira safra?
Sim! A primeira safra de feijão acontece de outubro a dezembro, enquanto a segunda safra ocorre de fevereiro a março. Uma terceira safra pode ser realizada a partir de abril até outubro. Contudo, para este cultivo é necessário utilizar a irrigação, e essas cultivares precisam ser mais resistentes a doenças.
A terceira safra de feijão pode ser uma das safras mais produtivas, quando o cultivo é realizado de acordo com as especificações técnicas e a utilização de irrigação. Esse aumento na produtividade ocorre porque temperaturas elevadas podem prejudicar a cultura, enquanto temperaturas abaixo de 15ºC prolongam o ciclo do feijão, afetando sua floração.
A terceira safra só é possível no Brasil devido à adoção de práticas como o Plantio Direto, o Melhoramento Genético de Cultivares, a Irrigação e o uso de Defensivos Agrícolas. O Plantio Direto é uma prática agrícola que favorece a ciclagem de nutrientes no solo e evita a revolvimento da camada de matéria orgânica do solo.
Em resumo, a terceira safra de feijão é uma prática agrícola avançada que requer planejamento cuidadoso, investimento em tecnologia e gestão eficiente dos recursos disponíveis. No entanto, quando realizada com sucesso, pode oferecer benefícios econômicos e ambientais significativos para os agricultores e para a comunidade como um todo.
E você, já conhecia o feijão terceira safra? Agres é agro! Se você está no agro, conte conosco.